07/11 – Marat/Sade

“Marat/Sade”, de Peter Brook. (1967, Inglaterra).

Sinopse: Paris, início do século XIX. Era moda as sofisticadas plateias irem ver apresentações teatrais cujos atores eram loucos, pois isto fazia parte da terapia. Neste contexto, uma audiência chega a Charenton para ver uma peça, que foi escrita pelo Marquês de Sade (Patrick Magee), um interno do hospital. Sade dramatizou o assassinato de Jean-Paul Marat (Ian Richardson), um dos líderes da Revolução Francesa, por Charlotte Corday (Glenda Jackson) e usou este fato histórico para servir de ponto de partida para um debate imaginário sobre política, sexualidade e violência entre ele e Marat. Após a apresentação, o Marquês explica para a audiência que seu drama quer estimular o pensamento sobre estes assuntos controversos. Enquanto isso, os paciente-atores, levados fora pela retórica da peça, iniciam uma revolta.

Esta é a segunda sessão onde discutiremos “Direção de Atores” como um elemento de forte presença nos filmes, dentro das sessões temáticas programadas para este semestre.

Após a sessão, haverá debate com Tiago Fortes.

O Cine Refluxus acontece todas as quintas-feiras, às 14h na Casa Amarela Eusélio Oliveira, sempre com um filme fora do circuito de exibição tradicional.

Lembrando que, para todos os participantes da sessão + debate, o Cine Refluxus entrega um certificado de 4 (quatro) horas de atividades complementares (é preciso preencher uma ficha com nome completo e e-mail).

Venham e chamem os amigos!

———–
Curta a nossa fanpage!
http://www.facebook.com/cinecluberefluxus

Cadastre-se no nosso site para conversar sobre os filmes!
http://www.cinerefluxus.ufc.br/

 

Deixe uma resposta