“ROTINAS”, de Leo Silva, Lucianna Silveira e Thiago Campos

» ATENÇÃO: Esta sessão se dará excepcionalmente no auditório da Biblioteca Central do Campus do Pici – UFC.

» A nossa Sessão Realizadores Locais é uma sessão especial para a exibição e apreciação da produção local, formada por estudantes, universitários e profissionais de cinema diversos. Para a próxima sessão, convidamos realizadores de audiovisual e uma produtora independente de cinema, com obras documentais.

» SESSÃO REALIZADORES LOCAIS – 17/maio • 14h00 • 74 min
• “ROTINAS” (de Leo Silva, Lucianna Silveira e Thiago Campos, 14 min) | Sinopse: Três rotinas que se encaixam em um só caminho, Dona Leonora “Tia do caldo”, Dona Quinha e Seu Luís “tio do churrasco”, utilizam o lugar como uma alternativa para o sustento da família. É aqui que suas vidas se encontram, muito além das vendas, dos diversos clientes que atendem, das conversas constantes, eles são partes de um todo, de um espaço, de uma rotina.
• “SEU AGEU” (de Vicente Wagner, 8 min) | Sinopse: Ageu Leite ou mais precisamente “Seu Ageu”, é um dos comerciantes mais antigos do Bairro São João do Tauape, na comunidade do Lagamar. Começou de um forma inesperada atendendo a um pedido de um morador: Seu Ageu faz uma vitamina ai pra mim?! Esse foi o ponta pé inicial pra esse história. Junto com Dona Jesuita, e a ajuda dos filhos Ageu foi fazendo o seu nome se tornar um dos mais referência dos comerciantes do bairro.
• “ONZE” (de Nigéria Filmes, 26 min) | Sinopse: Onze é o número de pessoas mortas no bairro da Messejana no dia que ficou marcado como a maior chacina da história do Ceará. Trinta e oito policias foram indiciados pelo crime. O documentário colaborativo mostra a história de familiares das vítimas e as manifestações que ocuparam a periferia em protesto aos assassinatos.
• “AREIA LOTEADA” (de Nigéria Filmes, 26 min) | Sinopse: Areia Loteada narra três diferentes casos de mobilização popular e de enfrentamento e negociação com o poder municipal. Três histórias distintas, mas diretamente ligadas por um projeto de urbanização da Prefeitura que, ao passo em que promete melhorias na infraestrutura da orla leste de Fortaleza, planeja remover mais de 800 famílias de suas casas.

• Debatedores convidados: Leo Silva, Vicente Wagner e Roger Pires.
• CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: Não recomendado para menores de 14 anos.